Procissão do Fogaréu será nesta quinta-feira, 17, em São João del-Rei

Resgatada em 2018, a Santa Casa de Misericórdia realiza nesta quinta-feira, 28, em São João del-Rei, a procissão do Fogaréu (ou endoenças). Com tochas nas mãos, os participantes recordam a prisão de Jesus Cristo no Horto das Oliveiras.

A procissão começa às 23 horas da Quinta-Feira Santa. As luzes das ruas do centro histórico são apagadas. A cidade a a ser iluminada apenas pelas tochas levadas pelos “farricocos” – como são conhecidos os personagens descalços, com túnicas escuras e máscaras, que representam os soldados romanos.

“Ela traz para São João del-Rei esse momento da prisão de Jesus Cristo e a expectativa é grande. A parte espiritual é preparada pelo capelão, padre Ademir Longatti, e pelo pároco, Padre Plinio. Nesse ano vamos contar com 40 voluntários anônimos para os figurantes farricocos”, explica Thiago Soares, um dos organizadores.

Após sair da Capela de Nossa Senhora das Dores, o cortejo segue para a Igreja de São Francisco de Assis, onde vai acontecer a captura de Jesus Cristo. Essa celebração era realizada no período imperial, com incentivo de Dom Pedro II. Manter o rito enriquece, ainda mais, a programação da Semana Santa na cidade.