Devoção ao Bom Jesus leva fiéis as ruas no último fim de semana

A imagem do Cristo flagelado, coroado de espinhos, preso em uma cruz, as vezes retratado já morto ou durante seus momentos de agonia. A forte devoção ao Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, em diferentes episódios de sua Paixão.

Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes. Em São João del-Rei, títulos como Matosinhos e do Montes nutriram devoções e auxiliaram no crescimento da região.

Construída em 1769 no antigo Morro da Forca, onde eram executados os condenados à morte no Período Colonial, a Capela dedicada ao Senhor Bom Jesus do Bonfim é um simbolo devocional nestes 250 anos. Fruto da devoção de José Garcia de Carvalho, a capela é hoje uma parte rica das histórias de São João del-Rei.

No último domingo, 04, celebrações de missas e procissão movimentaram os arredores da comunidade. Todos com o objetivo de homenagear o padroeiro.

Das muitas festas dedicadas ao Bom Jesus com seus vários títulos, a festa do Senhor do Lenheiro vem se tornando fixa no calendário festivo da diocese de São João del-Rei. A festa teve início em 2016, após a caminhada penitencial que reuniu, em procissão, as images dos 4 títulos de Bom Jesus existentes na cidade.

A festa foi celebrada na paróquia São José Operário e contou com um tríduo preparatório.